sexta-feira, outubro 01, 2010

Antes de Votar...


O seu ideal de vida um dia será lembrado por alguém, e para que ele se pareça ao máximo com o que você pensa (é, se pareça. Porque ele não vai ser lembrado como realmente era) o seu pensamento deve estar em harmonia com as suas atitudes. Porque fácil é ter pensamento ético ou tomar decisões teóricas com postura ética, mas difícil é aplicar essa mesma ética no seu cotidiano ou fazer-se realmente ético nessa vida corriqueira.
Isso nos assusta, pois aponta os nossos defeitos morais. Isso nos entristece porque é aí que percebemos como não estamos auxiliando nosso corpo com o auxilio ético necessário.

PENSAMENTO + POSICIONAMETO PRÁTICO = VALOR MORAL

Usando uma metáfora, a vida construída como se escreve um livro, fica mais fácil entendermos isso, porque visualizamos cada fato da nossa vida como uma pagina nova, entendendo assim, a vida por partes, que por outro lado será vista pelos demais, como um todo.
O passo mais significante para se escrever esse livro é entender que o NOSSO LIVRO não chega a ser nenhum capitulo da historia da humanidade, ele talvez não seja nenhuma pagina completa desse livro humanístico. O livro da nossa vida influenciará é claro, para todo o processo social e histórico, mas entendamos ele é apenas mais um fator social humano.

Essa humanização é o ponto de partida pra todos nossos princípios e devemos prestar bastante atenção uma vez que vivemos em uma sociedade que cada vez mais indica o individualismo, que nos faz construir conceitos que nasçam necessariamente e exclusivamente do nosso umbigo.
Criados esses conceitos e a idéia de humanizaçao, não resta outra coisa a não ser pensar no valor ético desses conceitos.
E agora, pra mim não importa se esses conceitos são os mesmos dos meus, se eles excluem os meus ou se ajudam os meus, o que me importa é a maneira como você ira defende-los. Pois esse meio de defesa da sua opinião é que esta implicitamente ligado a sua ética moral que será nas próximas gerações objeto de estudo da nossa civilização. Desejo então que você se importe não com a opinião do outro mais sim, com a ética dos outros, porque ela engloba todos os seres, você também faz parte dessa ética.

Lembre-se hoje da forma como você criticou a opção sexual do filho da vizinha, da forma como você criticou o negro que passou na sua frente do vestibular porque se valeu do sistema de cotas, da forma como você criticou a o hippie que te chamou pra olhar seu trabalho... lembre-se hoje de todos os tipos de criticas que você já fez a alguém pelo simples fato dele não pensar como você e aplique toda essa critica ao candidato que você pensa em votar nas eleições de depois de amanha e analise os valores éticos.



Deixemos de só ler a história e criemos a nossa.

Por Érica Samara

Um comentário:

  1. "Lembre-se hoje da forma como você criticou a opção sexual do filho da vizinha, da forma como você criticou o negro que passou na sua frente do vestibular porque se valeu do sistema de cotas, da forma como você criticou a o hippie que te chamou pra olhar seu trabalho... lembre-se hoje de todos os tipos de criticas que você já fez a alguém pelo simples fato dele não pensar como você e aplique toda essa critica ao candidato que você pensa em votar nas eleições de depois de amanha e analise os valores éticos."

    Existem muitas pessoas inteligentes neste mundo!

    Você é Mais Uma!
    Genial

    ResponderExcluir