Todo mundo fala da precariedade que é a educação brasileira, do descaso do estado perante as escolas públicas, do desinteresse manso dos alunos, da qualidade dos professores e tudo mais. Mas a verdadeira educação não é só aquela que se aprende sentado na carteira dura da sala de aula, a educação de verdade é aquela que esta associada aos exemplos do cotidiano. Para o bom entendedor meia palavra basta e um exemplo fortalece. Quantos exemplos de boas maneiras nós temos no nosso cotidiano e quantos nós proporcionamos aos outros? Não consigo nem imaginar a confusão que há na cabeça de uma criança quando a mãe lhe bate por castigo quando ela brigou com o coleguinha da escola, coerente né?!
Fico a imaginar quantas gentilezas morrem todos os dias por não serem usadas, elas ficam a margem das conversas esperando alguém as encontrar, e no fim do dia quando todos vão dormir elas estão lá solitárias e inúteis. Quantas palavras de amor vêem até a garganta e voltam como um gole por falta de sensibilidade do dono do corpo. De que adianta aprender química no ensino médio se não sabemos nem qual remédio tomar quando temos uma febre, de que adianta saber como é a reprodução dos seres que sobrevivem nos lugares mais inóspitos do planeta, se vemos um gato atropelado na rua e nem damos importância, de que adianta aprender técnicas de redação se na hora de escrever uma cartinha de aniversario, mal sai um ‘eu te amo’. De que adianta ter aula de religião e toda aquela coisa de respeitar o próximo, se nem damos bom dia a quem vemos logo cedo, de que adianta tudo isso se você não sabe nem se portar em uma loja diante de um vendedor que não lhe trata como devia, você nem sabe os seus direitos.
Educação é mais do que a grade curricular da escola. É estar bem consigo mesmo, e ter vontade de aprender. Educação de verdade é não ter medo de impor sua opinião, é estar preparado para as criticas e para criticar também. Educação é se importar com a geografia e os principais pontos da sua cidade. Educação é ter conhecimento do que está a sua volta e saber onde pisa. Ser educado é aprender com os mais velhos e saber calar na hora certa. Essas coisas não se aprende sempre na escola.
"Observa o teu culto a família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens." Pitágoras
A vida é exigente, e se você não for sério no que faz estará fadado ao arrependimento. Evite erros, dedique-se. Não tenha medo de ser coerente.
“Onde estiver, seja lá como for. Tenha fé, porque até no lixão nasce flor...”
Texto: Érica Samara Coelho de Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário