terça-feira, novembro 09, 2010

O 'Enem' nao é a nossa cara!

Quando mais tento achar uma solução para os problemas do nosso país, mais me deparo com a questão da educação. E acho que com muita gente também é assim. Quase não consegui acreditar quando vi a seguinte matéria: “O relatório “Educação para todos”, da UNESCO, pôs o Brasil na 88ª posição no ranking de desenvolvimento educacional. Estamos atrás dos países mais pobres da América Latina, como o Paraguai, o Equador e a Bolívia. Parece que em alfabetizar somos até bons, mas depois a coisa degringola: a repetência média na América Latina e no Caribe é de pouco mais de 4%. No Brasil, é de quase 19%”. Isso é triste!

Temos potencial para uma educação de terceiro mundo, os recursos são destinados, mas se perdem no caminho do egoísmo e da impunidade. Educação é assunto mais que serio, é o nosso presente e futuro. Até quando vamos ter que agüentar salas de aulas com alunos baderneiros conversando como se estivessem num bar e não se importando com suas vidas? Quantos jovens do ensino médio costumam ler jornal, ou pelo menos abrir alguma pagina de noticias na internet? Assim não vamos a lugar algum...

Quando estamos começando a mudar essa realidade e dando aos estudantes de todo país a percepção de que estudar é a melhor saída pra ser uma boa pessoa nos deparamos com fraudes em níveis nacionais. A maior prova já aplicada, o Exame nacional! Esta literalmente virando uma piada, ninguém da mais nenhum tipo de credibilidade pra essa prova. Infelizmente essa realidade do Enem, não tem nenhuma perspectiva de mudança... Mas nós podemos ser essa mudança, e mostrar que o MEC não esta lidando com jovens imaturos mas com jovens que sabem o que querem e como querem! O 'Enem' nao é a nossa cara! Vamos provar que merecemos provas bem preparadas!

E pra complementar o post eu vou transpor um poema que fiquei super feliz de ler, é da atriz Elisa Lucinda, que demonstra com excelência o fato de não nos opormos às sujas condições a que somos submetidos.
SÓ DE SACANAGEM

“Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final! “
(ouça pela voz da Ana Carolina: http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk)

Por Érica Samara

Um comentário: