TANCREDO NEVES, advogado, eleito presidente pelo PMDB com votação indireta (colegiado) dois meses antes de ficar gravemente doente e falecer. Mesmo falecendo antes da sua posse, ficou decretado, a partir da lei nº. 7.465¸ que ele estaria sim na lista dos presidentes oficiais do nosso país e o seu vice José Sarney assumiu o cargo logo em seguida.
JOSÉ SARNEY, bacharel em Direito pela UFMA, é membro da Academia Maranhense de Letras desde 1953 e o parlamentar mais antigo em atividade no Congresso Nacional.
Seu mandato foi um período de consolidação da democracia brasileira, mas também foi marcado por uma grave crise econômica, que evoluiu para uma inflação muito alta. Uma de suas medidas de maior destaque foi a criação do Plano Cruzado, em 1986 – que foi o congelamento geral de preços por doze meses - que no inicio deu certo pela contenção de preços, aumentando o poder aquisitivo da população, e os consumidores passaram a fiscalizar os preços no comércio e a denunciar as remarcações, ficando conhecidos como "fiscais do Sarney". (Trabalhando junto com o povo, não é a toa que diziam ser a favor da democracia) Mas , enfim... Esse plano logo se desestruturou por causa da inflação e medidas dos grandes comerciantes.
FERNANDO COLLOR DE MELO, bacharel em economia, foi o primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil e pelas normas da Constituição de 1988.
Nas eleições para presidente foi para segundo turno com Lula, mais venceu com 5,71% a mais que o atual presidente.
Seu governo foi marcado pelo Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de desestatizações. Seu Plano, que no início teve uma boa aceitação, acabou por aprofundar a crise econômica, causando a extinção de mais de 920 mil postos de trabalho de brasileiros e uma inflação na casa dos 1200% ao ano. Como se não bastasse, denúncias de corrupção política envolvendo o tesoureiro de Collor, Paulo César Farias, feitas por seu irmão, Pedro Collor de Mello vieram a tona durante seu mandato. A partir daí diversas movimentações de estudantes de todo o país pedindo o impeachment culminaram com um processo de impugnação de mandato. Contudo não chegou a ser cassado porque renunciou ao cargo em 02 de outubro de 1992, ficando assim inelegível durante os próximos 8 anos.
ITAMAR FRANCO, Engenheiro civil. Teve passagem por vários partidos:PTB, PL,PMDB.
Em 1989, foi eleito vice-presidência do Brasil, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Mas como, divergia em diversos aspectos da política econômico-financeira adotada por Collor, retirarou-se do PRN e voltou ao PMDB em 1992. Depois do impeachment de Collor, assumiu interinamente o papel de Presidente da República em 29 de dezembro de 1992. Foi em seu governo que foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo do Brasil, o resultado foi a permanência da república presidencialista no Brasil. Durante sua incumbência, foi idealizado o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, sociólogo e cientista político brasileiro. Professor da Universidade de São Paulo.
Foi o primeiro presidente brasileiro a ser reeleito, porque no seu primeiro mandato conseguiu a aprovação de uma emenda constitucional que criou a reeleição para os cargos eletivos do Executivo. Em seu governo houve denúncias de corrupção, como acusações de compra de parlamentares para aprovação dessa emenda e de favorecimento de alguns grupos financeiros no processo de privatização de empresas estatais.No seu governo foi implantado o gasoduto Brasil-Bolívia, e tivemos a criação o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), que garante mais recursos para o ensino fundamental. Em 1997, entrou em vigor a atual lei eleitoral que se pretende definitiva, pois, antes, havia uma lei eleitoral nova a cada eleição, foram também criadas novas legislações como o atual Código de Trânsito Brasileiro.No fim de seu segundo mandato tivemos a crise do apagão, que ocorreu por falta de planejamento nos investimentos de geração e distribuição de energia, e foi agravada pelas poucas chuvas. A crise acabou afetando a economia e conseqüentemente provocou uma grande queda na popularidade de FHC.
E do Lula não irei fazer nenhum comentário agora pra não correr risco de fazer campanha para a presidenciável Dilma.
A historia é formada de fatos, o que realmente aconteceu com concretude, portanto que agente saiba analisar os fatos pra poder materializar uma boa historia agora.Fontes:
http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-eleicoes/presidente-itamar-franco.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal